Realidade bate à porta do Corinthians: luta contra o rebaixamento e quase fora da Libertadores 2019

Missão de Jair Ventura é ingrata: salvar a equipe do rebaixamento (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

O sonho de conquistar seu segundo título em 2018 acabou para o Corinthians, após a derrota para o Cruzeiro. A temporada, no entanto, está longe de chegar ao fim. Mesmo em caso de conquista, o Timão teria muitos motivos para manter o foco, afinal, a equipe ainda luta contra o rebaixamento no Brasileirão.

Além da luta contra a temível zona da degola, Jair Ventura e seus comandados vão precisar cumprir uma espécie de missão impossível se ainda quiserem sonhar com uma vaga para a Libertadores por meio do torneio nacional – a vaga direta viria em caso de título da Copa do Brasil.

Atualmente, o Corinthians ocupa a 11ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 35 pontos. Restam, vale lembrar, nove partidas até o término da competição – ou seja, 27 pontos em disputa.

Com esses fatores, o panorama atual para a equipe alvinegra é o seguinte (probabilidades levantadas pelo Departamento de Matemática de Universidade Federal de Minas Gerais):

  • Levando em conta confrontos do Timão e de seus rivais na luta pela degola, a chance alvinegra de cair para a Série B é de 15,4%. Para reduzir essa chance a quase 0%, a equipe precisa conquistar mais dez pontos – três vitórias e um empate, por exemplo.
  • Atualmente, a distância do Corinthians para o G6 é de 11 pontos. Mesmo com o número de vagas podendo aumentar em caso de título brasileiro na Libertadores, é muito improvável que o time alvinegro belisque uma vaga. Atualmente, a chance, de acordo com o estudo, é de 0,39%. Para elevar essa probabilidade a pelo menos 30%, Jair e cia precisam conquistar 18 dos 27 pontos em disputa.

Com o vice-campeonato da Copa do Brasil para trás e ciente dos números, o Corinthians começa sua luta neste domingo. E que luta! Fora de casa, o Timão encara o Vitória, que soma 32 pontos no momento e é rival direto na luta contra a degola. A bola rola às 16h no Barradão.

Dá, mas…

É preciso abrir um parenteses aqui: os números podem não parecer tarefa difícil, mas o Corinthians conquistou seus últimos dez pontos (o necessário para se salvar) em 13 rodadas. A Fiel tem motivos de sobra para se preocupar.

Fonte: Meu Timão

Leia também:
Danilo Avelar admite queda de rendimento, lista possíveis motivos e diz que pode melhorar no Corinthians
Andrés Sanchez se reúne com presidente do Real Madrid em passagem pela Espanha
Diretoria do Corinthians sobre Jair Ventura em 2019: ‘Não temos intenção nenhuma de mudar’
Jair Ventura admite que Corinthians ‘não jogou tão bem’, mas ressalta importância de vitória sobre Vasco